Aprender com os pequeninos!

                                   Planificação Semanal

               De 20 a 24 de Abril de 2009 - 2ª Sala dos Três Anos



Picture

Actividades

Diário Reflexivo

Esta semana não fizemos muitas preparações nem planificações, visto que trabalhar em Pedagogia de Projecto implica um trabalho praticamente espontâneo com as crianças.

Idealizamos uma temática – A Primavera, tiramos algumas ideias de possíveis actividades, deixamos pré-preparado algumas, para que assim tivéssemos algo, possível de trabalhar, em caso das crianças não sugerirem nenhuma ideia ou actividade.

Neste dia obtamos por estabelecer um diálogo em grande grupo, para falarmos sobre o tema, ter alguma ideia do que eles gostavam de realizar, o que conheciam sobre A Primavera, e visto que tínhamos que proporcionar uma actividade ou reunião com os pais, quiséssemos ver se eles tinham interesse em realizar a actividade com os seus pais.

Caso contrário fazíamos a reunião para dar a conhecer todo o nosso trabalho e mostrar a importância da pedagogia utilizada nestas últimas práticas!

 

2º Dia

Como as crianças mostraram interesses no primeiro dia, e tendo em conta a rotina diária destas, a actividade que realizamos foi de acordo com o que tínhamos “apanhado” que elas gostariam de realizar.

As crianças fizeram uma plantação de sementes, explicamos como deveria ser feito, como se processava para que as sementes crescessem, e estas depois de deitarem a terra e as sementes em cada vaso, individualmente, regaram-nas e assim todos os dias tinham que ter de se lembrar de regar e pô-las ao sol, em casa!

Esta actividade foi muito produtiva visto que eles entusiasmaram-se no processo da actividade e após mostraram interesse em cuidar e mostrar que aprenderam como cuidar, e mostrar que sabiam a importância de plantar arvores/plantas.

 

3ºDia

Neste dia já havia uma visita de estudo programada pela Educadora Cooperante, ao Madeira Magic.

Então acompanhamos a visita e lá no Madeira Magic, na visita guiada pelo estabelecimento, foi falado de algumas temáticas, por nós já referidas na sala, e eles associavam e assim podíamos desenvolver mais, visto que eles estavam em contacto com alguns elementos da natureza.

4ºDia

Este dia houve uma planificação prévia pois organizamos uma actividade com os pais das crianças, para que assim em conjunto com os seus filhos realizassem uma actividade de carimbagem, em t-shirts.

Esta foi realmente uma actividade muito prática e de certa forma conseguimos observar como os pais habitualmente trabalhavam com os filhos, qual a liberdade que tinham para se expressar, e como é que os pais ajudavam-nos.

Foi uma actividade que exigiu muito de nós alunas, visto que tínhamos que estar constantemente a observar e em simultâneo a realizar a actividade com as crianças que os pais não puderam comparecer!

Com esta actividade conseguimos por em prática muitos dos conhecimentos que aprendemos nesta cadeira (a nível teórico), pois os comportamentos e interacção entre pais/filhos é um tema que consegue-nos levar a perceber o porquê dos comportamentos e atitudes das crianças.

 

5ª Dia

No último dia de prática obtamos por concluir todos os trabalhos que realizamos, proporcionando assim um diálogo com o grande grupo e podendo perceber o que eles gostaram mais de realizar, o que aprenderam, o que lhes cativou mais, etc.

Foi muito gratificante chegarmos ao fim de uma semana de trabalho, e percebermos, da maior parte das crianças, uma contínua aprendizagem e como eles relacionavam as actividades, pela temática.

                                                                                                                Aluna: Antonela Silva
Diário Reflexivo

 

1º Dia

 

Quando chegámos já a maior parte das crianças encontravam-se na sala. Falamos com elas, para que se reestabelecesse o contacto próximo, que existiu na prática anterior. Discutimos acerca do que eles haviam feito na última semana e também acerca do vídeo que tinham visto, (feito pelas alunas e que continha filmagens e fotos da semana de actividades) pois as crianças demonstraram grande interesse neste assunto.

Nesta fase já me é mais fácil dialogar com as crianças, pois sinto-me mais confiante em relação á minha abordagem.

Seguindo a mesma estratégia da primeira semana de prática, fizemos uma conversa em grande grupo, a partir desta conversa foi-nos possível percepcionar quais os interesses que as crianças tinham naquela semana. Por exemplo, para além do nosso regresso á sala, as crianças falaram também muito em relação á nova estação do ano que começava, a Primavera, também porque o tema estava a ser abordado pela educadora. Apartir destas pequenas dicas, pensamos na actividade para o dia seguinte. Foi um dia em que o diálogo foi previlegiado e incentivado, tendo as crianças correspondido muito bem, demonstrando interesse.

 

2º Dia

Começamos o dia com a habitual conversa individual com as crianças, pois assim acho que elas correspondem melhor ao longo da manhã, pois sentem-se mais apoiadas dentro do grupo. A actividade deste dia (plantação de flores) superou as minhas expectativas. Tinha algum receio que algumas crianças não aderissem, porque, usualmente, não deixamos que as crianças tenham um contaco directo com a terra, por ser considerada como algo que suja. Mas todas as crianças perceberam as regras e que para o fim que queriamos, não havia problema em mexer na terra, desde que cumpridas as regras de higiene, algo que também desenvolvemos nesta actividade.

Todas as crianças assimilaram o processo de crescimento das plantas e qual a ordem do processo de crescimento, embora que de uma forma muito elementar, mas que creio que irá criar bases para uma curiosidade maior acerca da natureza.

Para além das aprendizagens educativas que as crianças tiveram, foi uma actividade que lhes deu muito gozo, sendo que para a maior parte foi a primeira vez que fizeram plantações.

 

3º Dia

Neste dia acompanhamos as crianças numa visita de estudo, que já estava programada pela educadora. Fomos ao “Madeira Magic”, e aproveitamos para ligar a visita ao que estavamos a fazer na sala, pois existia uma parte da visita ligada á Natureza, isto foi feito através de conversas. Para mim foi muito bom ter feito esta visita, porque deu-me uma noção da logística necessária para que as crianças possam sair do infantário, em segurança e com as condições adequadas.

Também foi a primeira vez que fiz uma visita de estudo com crianças destas idades, sendo assim enriquecedor, em termos de experiência.

Para as crianças foi uma manhã muito divertida e educativa.

 

4º Dia

Nesta semana de prática pedagógica o tema que foi-nos prosposto desenvolver foi o envolvimento da família no infantário e na vida escolar das crianças.

Os pais das crianças da II Sala dos Três Anos sempre se mostraram muito interessados no que se passava na sala e em tudo que de novo acontecia. Como a educadora cooperante já nos tinha dito, estes pais são muito acessíveis, desde o primeiro dia em que realizamos a prática se disponobilizaram em nos ajudar em tudo o que fosse necessário e atenderam sempre aos nossos pedidos.

Tendo em conta este á-vontade que tivemos com os pais, convidámo-los para realizar uma actividade em conjunto com os seus educandos. Foi uma actividade que foi bem sucedida, porque apesar dos horários de trabalho a maior parte dos pais acedeu ao nosso pedido.

Esta actividade permitiu-nos perceber a relação entre pais e filhos e  os tipos de incentivos dados. Isto servirá para que no futuro as informações dadas aos pais vão de encontro ás necessidades que foram detectadas, quer nas crianças, que nos próprios pais. Outro objectivo, que a meu ver foi cumprido, era o de “abrir” a sala aos pais, para que estes participem mais na vida escolar dos filhos.

 

5º Dia

Para finalizar a semana de prática fizemos uma conversa em grande grupo, também porque as crianças já tinham uma actividade extra-curricular.

Discutimos a semana que tinham passado, o que as crianças tinham aprendido de novo, o que mais tinham gostado, as dúvidas que tinham surgido, etc.

Para a minha surpresa, em geral, a actividade que mais se destacou foi a plantação. Também a vinda dos pais á sala agradou muito ás crianças e também aos próprios pais, pois tivemos um feedback muito positivo por parte destes.

 

Aluna: Andreia Ascensão