Aprender com os pequeninos!

Planificação Semanal 
02 a 06 de Março de 2009 - Sala: 2ª sala dos três anos

Picture

Árvores geneológicas

As nossas molduras

Diário Reflexivo

1ºdia

A nossa temática para esta semana é A Família. Neste primeiro dia começamos por ter uma conversa, em grande grupo, para que assim soubéssemos e percebêssemos a constituição familiar, de cada criança.

Desta forma ficamos mais elucidadas, apesar de já os conhecermos, das pessoas que pertencem ao meio familiar e também sabermos com quem eles, mais frequentemente estão.

De certa forma tentamos perceber quais os interesses , da maioria, de trabalhos possíveis de realizar nessa semana, dentro da temática.

 

2ºdia

Este dia foi para a construção de uma árvore geneológica, individual. Eles puderam desenhar todos os elementos da família e identificá-los.

Foi algo interessante pois eles associam, por grau de importância, os elementos, por tamanhos.

Foi positivamente bem conseguida esta actividade.

 

3ºdia

A actividade que realizaram neste dia, foi a decoração de umas molduras, construídas com materiais reutilizáveis. Foi também realizado um pedido aos pais, para que trouxessem, ao longo desta semana, uma fotografia da sua criança pelo com menos com um membro da sua família, para assim estas colocarem na sua moldura!

Eles adoraram a ideia de pintar, pois puderam dar “asas à sua imaginação”. Também foi uma actividade que requeria mais tempo, para que assim déssemos mais tempo às crianças para realizarem a sua actividade, mas visto que o tempo é escasso e eles encontram-se com uma rotina diária muito preenchida, não foi possível.

 

4ºdia

Visto que neste dia conseguimos ter as fotografias todas, das crianças com os elementos das suas famílias, pedimos-lhes para colocarem a sua fotografia, na moldura. ~

Mas a actividade principal neste dia foi proporcionar-lhes entrevistas individuais, apara que assim pudessem falar abertamente sobre coisas que lhes interessasse dizer, sobre a relação com as suas famílias.

Eles particularmente gostaram desta actividade visto que tínhamos microfone (construído por nós) e câmara de filmar. Ao aproximar-mos da realidade, esta entrevista, eles acharam que era de extrema importância responderem correctamente, às questões.



 5ºdia

Para finalizar a semana fizemos um resumo da semana (actividades concretizadas), e pedimos que em grupo construíssemos uma história.

Foi bem conseguida visto que nestas idades, a imaginação das crianças é sempre algo surpreendente!

Fizemos uma sessão fotográfica para que depois pudéssemos oferecer a cada criança um DVD com todas as actividades realizadas, por estes!


 

Aluna: Antonela Silva
Diário Reflexivo

1º Dia

Baseadas na Pedagogia de Projecto, começamos a prática com uma conversa em grande grupo com as crianças, para percebermos quais os interesses das crianças e podermos assim desenvolver as actividades em conjunto com elas.

O tema que propusemos foi “A Família”, apartir daqui foram as crianças, que nos foram dando sugestões das actividades que poderíamos realizar, através das suas dúvidas e interesses.

Uma das dificuldades que ficou inerente foi perceber as relações de parentesco presentes na família.

Apesar de não ser a primeira vez que falava com as crianças e de estas estarem a reagir positivamente, senti imensa insegurança no diálogo, pois tinha receio de não estar á altura das crianças.


2º Dia

De acordo com o resultado da conversa do dia anterior, neste dia as crianças fizeram uma árvore geneológica da sua família.

Foi uma actividade em que foi-nos possível perceber a estrutura familiar das crianças e a sua dinâmica, para além de as crianças terem percebido melhor as relações familiares. Todas as crianças participaram na actividade, sendo que umas desenhavam um núcleo familiar bastante reduzido e outras pelo contrário incluiam a família toda.

No fim da actividade as crianças já conseguiam distinguir algumas relações familiares, nomeadamente as que lhes são mais próximas, como por exemplo pais, avós, irmãos, tios e primos.


3º Dia

A actividade deste dia foi muito positiva, pois algumas crianças, que inicialmente revelaram alguma dificulade em interagir connosco, surpreenderam-nos, pois fizeram a actividade com entusiasmo, superando até as expectativas da educadora e auxiliares.

Conseguimos desenvolver as áreas que tinhamos planificado, como a expressão plástica. Os pais também se mostraram muito satisfeitos com o resultado da actividade.


4º Dia

A entrevista que fizemos a cada criança, tinha como objectivo consolidar as noções de relações familiares, fazendo isto de uma forma diferente e que pudesse ficar registada em vídeo, para que mais tarde pudesse ser analisada, quer pelas crianças, como pela educadora e pais.

Algumas crianças não mostraram á-vontade com a camera, o que dificultou a entrevista. Também o facto de não termos feito uma distinção correcta do género, (masculino\feminino) levou a algumas respostas incorrectas no número de irmãos. Deveriamos ter tido em conta que as crianças nestas idades não conseguem diferenciar o género, ou seja, se dissermos “Quantos irmãos tens?”, ela vai dizer apenas os irmãos do sexo masculino, não percebendo que esta é uma pergunta que contempla ambos os sexos. Esta foi a maior falha que tivemos nesta actividade.



5º Dia

Nesta última actividade o que fizemos foi dar o mote de construir uma história e as crianças fizeram tudo o resto. Em grande grupo cada uma contou e complementou a história. Todas as crianças participaram de uma forma activa. O que nós fizemos foi dar um apoio á construção da história, orientando o seguimento da mesma e procurando dar um sentido á história.

Fizemos o registo da mesma e depois voltámos a ler em conjunto, mostrando assim ás crianças a sua capacidade criativa, sendo este um dos objectivos que tinhamos traçado e que penso que foi alcançado.

 

Aluna: Andreia Ascensão